5 canais de marketing digital que vão te ajudar a aumentar as conversões
Por que usar canais de marketing digital?
A internet se tornou uma importante fonte de informação para as pessoas, por isso é crucial para qualquer empresa utilizar os canais de marketing digital para atingir seu público-alvo. Hoje, a internet é uma das formas mais importantes pelas quais as pessoas ficam sabendo das últimas novidades e produtos disponíveis no mercado.
Os canais de marketing digital devem ser considerados como a maneira mais econômica de alcançar os consumidores , pois é mais barato do que os métodos tradicionais de marketing, como anúncios impressos, TV, rádio etc. uma campanha ou ação específica do que nos canais tradicionais.
1. SEM/PPC
Um dos canais de marketing digital mais eficazes para aumentar as conversões é SEM ou marketing de mecanismo de busca. O SEM direciona o tráfego para seu site e ajuda você a aumentar seu público por meio de campanhas baseadas em palavras-chave específicas , que são os termos que as pessoas pesquisam no Google quando procuram um serviço ou produto que você oferece.
A principal diferença com outros canais de marketing é que você sabe o que os usuários estão procurando aqui (você pode até conhecer os termos que eles acabaram de introduzir no mecanismo de busca). Portanto, certifique-se de que seus anúncios sejam relevantes para o que eles desejam. Dessa forma, você reduzirá o custo de aquisição de clientes, pois o Google torna mais barato que anúncios mais relevantes obtenham o clique.
PPC refere-se à publicidade Pay Per Click, que a maioria das pessoas usa como sinônimo de SEM, mesmo quando você pode estar pagando por clique não proveniente de pesquisas em mecanismos de busca. Por exemplo, você pode pagar por um clique proveniente de um aplicativo ou de sites que usam anúncios gráficos para monetizar seu trabalho.
Anúncios do Google
O Google Ads é a plataforma de anúncios de pesquisa e PPC mais popular . Começou como Google Adwords, uma forma de anunciar palavras-chave na Pesquisa Google. Como você deve saber, o Google é o mecanismo de pesquisa mais usado, com uma participação de mercado superior a 90% na maioria dos países (China, Rússia e Coréia do Sul são os únicos mercados importantes onde o Google não é o mecanismo de pesquisa mais usado). Com o tempo, o Adwords (agora Google Ads) também incluiu campanhas de display (onde você pode colocar anúncios gráficos ou de texto em qualquer um dos sites que pertencem à Rede de Display do Google), campanhas de compras e campanhas de vídeo.
O Google Ads é uma plataforma enorme com muitos recursos e uma interface um tanto desafiadora . Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seus recursos mais poderosos, você pode usar integrações de terceiros, como OrbitalAds , a plataforma baseada em NLP e IA que ajuda você a gerenciar campanhas de pesquisa complexas, tornando processos complicados, como estruturar suas campanhas , encontrar novas palavras-chave , ou melhorar seu índice de qualidade , muito fácil.
Microsoft Advertising
O Microsoft Advertising é a plataforma que permite alcançar o público do mecanismo de pesquisa do Bing. O Bing é o segundo em popularidade apenas para o Google em um grande número de países, e a publicidade no Bing pode ser uma maneira econômica de alcançar um grande número de usuários. O Microsoft Advertising oferece alguns recursos de automação semelhantes aos fornecidos pelo Google Ads. Aqui na Agência GIS, somos uma das principais integrações de terceiros para aplicar a automação às suas campanhas, não importa o qual canal seja.
2. SEO
Os mecanismos de pesquisa enviam tráfego para sites de duas maneiras: cliques pagos (que é o que acabamos de abordar no SEM) e tráfego orgânico . Orgânico significa que você não está pagando pelo posicionamento ou pelo clique em si, mas sim, foi o algoritmo do mecanismo de pesquisa que decidiu que seu site era relevante para a pesquisa realizada pelo usuário . Para garantir que você classifique o mais alto possível para todas as consultas de pesquisa relevantes para o seu negócio, existe toda uma especialidade de marketing chamada Search Engine Optimization (ou SEO), cujos profissionais ficam por dentro das últimas mudanças e práticas recomendadas impostas pelo Google e outros motores de busca.
SEO não é fácil, é muito mutável por natureza, e a coisa mais importante a saber é que o tráfego que você recebe hoje não é garantido. O Google pode fazer uma grande atualização de núcleo em seus algoritmos, e seu tráfego orgânico pode cair 60% (já aconteceu muitas vezes, uma das últimas e mais comentadas foi a Atualização do Médico em agosto de 2018).
Marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo é a prática de criar e publicar conteúdo em seu site que seja útil para o público que você deseja alcançar, como guias e instruções, com a esperança de atrair tráfego de mecanismos de busca, redes sociais, boca a boca, etc. Em vez de chegar aos compradores em potencial, você deixa os compradores virem até você.
Como SEO, leva tempo. Se não for bem feito, tem uma grande falha em comparação com a publicidade mais direta: as taxas de conversão podem ser bastante baixas, pois nem todo mundo interessado em saber sobre algo será um comprador em potencial. É fácil atrair tráfego para o topo do seu funil, mas não tanto para o fundo dele.
3. E-mail marketing
O marketing por e-mail requer consentimento; você não pode enviar e-mails para muitas pessoas que não o conhecem e não confiam em você, pois seus e-mails vão direto para a pasta de spam e você corre o risco de ser rotulado como spammer pela maioria dos servidores de e-mail. Por esse motivo, o email marketing é um canal muito poderoso para engajar ainda mais seus usuários depois que eles visitarem seu site pelo menos uma vez e tentar movê-los para baixo no funil. Se você combinar SEM ou SEO / Marketing de Conteúdo com uma estratégia eficaz de Email Marketing, poderá facilmente ter um mix de marketing vencedor.
4. Marketing de mídia social
As mídias sociais, como os mecanismos de pesquisa, oferecem duas formas de alcançar seus clientes em potencial: paga e orgânica .
Mídia social orgânica significa tentar chamar a atenção de seu cliente aparecendo em seus feeds sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok ou qualquer que seja o frenesi social mais recente). Infelizmente, a maioria das redes sociais limitou o alcance orgânico da publicação das marcas, pois elas precisavam que as marcas investissem em seus serviços de marketing pago.
Mídia social paga significa usar Facebook Ads, Twitter Ads ou Linkedin Ads para pagar por cliques, engajamento ou até mesmo impressões nos feeds do seu público-alvo. Alguns deles podem ter um alcance extenso e muitas opções de segmentação, mas lembre-se, você nunca impacta seu público quando eles procuram o que você oferece (como é o caso do marketing de mecanismos de busca). Em vez disso, você está interrompendo seu público no meio de seu tempo de lazer ou quando eles estão tentando falar com seus amigos e familiares.
5. Marketing de vídeo
O marketing de vídeo significa usar plataformas de vídeo para atingir seu público (o YouTube é a plataforma mais popular e o Twitch é a opção moderna para atingir o público mais jovem). Como em qualquer rede social, você pode decidir ganhar visibilidade organicamente criando seu canal e publicando conteúdo atraente para seu público, ou pode usar opções pagas para aproveitar a popularidade de canais e vídeos existentes.